A alquimia da aprendizagem: atividades diferenciadas em sala de aula seduzem alunos da EE Manoel Guilherme (Itaquiraí/MS)

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, março 13, 2017 as 10:26 | Voltar

Professores são magos anônimos que conjugam a alquimia do verbo ensinar no dia-a-dia da sala de aula, muitas vezes, sem se darem conta do alcance de sua magia. Muitas aulas são planejadas madrugada a dentro e depois os professores humildemente acham que não deram o seu melhor, que ainda era possível fazer mais. Com essa atitude, muitas experiências riquíssimas realizadas com alunos não são divulgadas e caem no esquecimento da comunidade escolar.

Superando essa timidez em mostrar o trabalho, uma professora e uma psicóloga da EE Manoel Guilherme compartilham um pouquinho de seu trabalho, para mostrar que é de pequenos momentos que se constroem grandes saberes...

Buscando motivar a aprendizagem e a produção do conhecimento em Química dos alunos do Ensino Médio (primeiro e segundo ano), a Prof.ª Graciela Carminatti propôs atividades concretas na abordagem dos conteúdos curriculares. Após a exposição teórica dos conceitos, os alunos realizaram pesquisas e com a mediação da professora organizaram e montaram experiências para se apropriar dos conhecimentos químicos. Na aplicação prática, os alunos elaboraram pratos de alimentos e bebidas que precisam passar pelos processos químicos estudados para serem feitos. A aprendizagem assim se tornou concreta e saborosa.

Aprender também significa refletir criticamente sobre o mundo e as coisas que nos cercam. Assim, a psicóloga Larissa Beatriz de Faria Torres - Projeto AJA, trouxe a vida da artista plástica Frida Kahlo como pano de fundo para os debates sobre o Dia Internacional da Mulher. E, para incrementar a conversa, caracterizou-se de Frida, captando o interesse e a atenção dos alunos. Nas rodas de conversa em todas as turmas, os alunos se sentiram motivados a dar depoimentos sobre as mulheres das suas famílias e, muito mais que debater o empoderamento feminino, foi possível fazê-los perceber que são rodeados por mulheres fortes e guerreiras que são referência para a construção da identidade de cada um.

São atividades simples que muitos professores desenvolvem no seu dia-a-dia, mas que trazem em si a mensagem de que não é preciso grandes investimentos, nem surtos de genialidade para preparar uma boa aula e mostrar aos alunos que eles podem ser sujeitos da construção do próprio conhecimento. Que professor e aluno juntos podem realizar a alquimia da aprendizagem.

Texto coletivo com as contribuições de:

Prof.ª Graciela Carminatti (gracarminatti@hotmail.com)

Larissa Beatriz de Faria Torres (lari_zulian@hotmail.com

 

Edição: Lucimeire Antonieta Correia (lucimeireantonieta@gmail.com)

 

Fotos:  Fernanda Delai (Coord.AJA)/ Progetec: Luzinel S. Nascimento (luzinel10@hotmail.com)

Imagens relacionadas:

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.