A TECNOLOGIA A FAVOR DO ENSINO: SUCESSO GARANTIDO NA EE GUIMARÃES ROSA (SETE QUEDAS/ MS)

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 7, 2017 as 10:15 | Voltar

Antenada nas questões tecnológicas a EE Guimarães Rosa (Sete Quedas/MS) não perde uma oportunidade em lançar mão dos recursos midiáticos disponibilizados pela SED/ MS, e de buscar o apoio do NTE (Naviraí/ MS) para efetivar o uso da tecnologia como ferramenta de ensino. A escola trabalha de duas maneiras: recorre a objetos educacionais digitais, como vídeos, animações, imagens e infográficos, para dar suporte às aulas, e estimula a pesquisa dos alunos na internet, com a orientação do professor ou da PROGETEC sobre como encontrar a informação desejada de forma segura e a partir de fontes confiáveis.
Os projetores com lousa digital acoplada possibilita o estudo interativo dos conteúdos, tornando-os mais atraentes e fazendo com que o aluno adote uma postura mais participativa. No “Guima” são realizadas aulas interativas na STE e na sala Multimeios, com uso de projetores. A lousa digital e a internet dão suporte para a pesquisa dos alunos e para a explicação de conteúdos pelos professores. “A ideia é tentar falar a mesma linguagem dos alunos”, explica a Professora Gerenciadora de Tecnologias e Recursos Midiáticos, Noely Del Massa (PROGETEC da escola). “além disso, focamos sempre o uso responsável da tecnologia, pois não adianta apenas garantir o acesso, temos também que conscientizar e educar sobre as possibilidades e riscos da tecnologia”.
Com relação à formação dos professores, são realizadas capacitações regulares em serviço, além de web conferências (reuniões virtuais). A comunicação é feita por áudio e vídeo, em tempo real e conta com a possibilidade do uso de textos e telas compartilhadas.
Atualmente, grande parte dos repasses e orientações da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e da SED são feitas com esse recurso. Os participantes interagem por meio de chat enviando questionamentos que são respondidos ao longo da reunião. É um processo dinâmico e de fácil realização que proporciona interatividade e economia, pois não é necessário o deslocamento dos profissionais até Naviraí, por exemplo.
Os momentos se formação no “Guima” são sempre prestigiados pelos professores, Diretores e coordenadores pedagógicos, dispostos a investir na sua própria formação e a melhorar cada vez mais o ensino ofertado aos alunos. Durante todo esse processo, a participação da PROGETEC Noely é crucial, assegurando que tudo transcorra dentro da normalidade. “Durante a web conferência, algumas vezes, há problemas de conexão como wireless público, baixo sinal, redes compartilhadas com muitas pessoas, etc... Mas, as dificuldades enfrentadas não superam os benefícios, até porque as transmissões são gravadas e podem ser acessadas mesmo depois do evento”, afirma toda sorridente, ciente do seu papel como motivadora do uso das tecnologias. Que venham os bons resultados.

Informações/ dados: Noely Del Massa Bonfim noelydmb@hotmail.com
Progetec - EE Guimarães Rosa/ Sete Quedas-MS