• TRANSPARENCIA
  • FAQ
  • WEBMAIL
  • lgpd LGPD
Governo do Estado Governo do Estado
  • INSTITUCIONAL
  • Cursos e Oficinas
    • Cursos e Oficinas 2021
    • Cursos e Oficinas 2020
    • Cursos e Oficinas 2019
    • Cursos e Oficinas 2018
    • Cursos e Oficinas 2017
    • Cursos e Oficinas 2016
    • Cursos e Oficinas 2015
    • Cursos e Oficinas 2014
    • Cursos e Oficinas 2013
    • Cursos e Oficinas 2012
    • Cursos e Oficinas 2011
    • Cursos e Oficinas 2010
    • Cursos e Oficinas 2009
    • Cursos e Oficinas 2008
  • Municípios atendidos
    • Eldorado
    • Iguatemi
    • Itaquiraí
    • Japorã
    • Juti
    • Mundo Novo
    • Naviraí
    • Sete Quedas
    • Tacuru
  • TELEFONES
  • PUBLICAÇÕES

Aluno como protagonista na aprendizagem se torna possível nas turmas de 5º ano da EE Paulo Freire

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, abril 20, 2017 as 20:16 | Voltar
  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • E-mail

Por: Raí Machado ARARIPE

A educação vem passando por muitos desafios no século XXI. O processo de aprendizagem tradicional, em que o professor repassa um conteúdo pronto para os alunos que nunca foram questionados sobre a vontade de aprender, está sendo transformado por muitas instituições de ensino brasileiras.
Atualmente, os alunos mantêm uma postura ativa fora do contexto escolar e estão totalmente imersos nas transformações e nos avanços tecnológicos. Esses alunos chegam à sala de aula com diversas informações. No entanto, muitas escolas não estão preparadas para essa nova postura e se restringem somente à transmissão de conteúdo. Ao colocar o aluno apenas como receptor de determinados conhecimentos, a escola está limitando a capacidade da criança de conectar seus conhecimentos prévios e vivências ao conteúdo escolar e debatê-los.
Em um novo processo de educação, as experiências pessoais são consideradas e servem como conteúdo de aprendizado, utilizadas para exemplificar as teorias. E o que os alunos aprendem em sala de aula também se estende para outros contextos, sendo úteis em diversas situações e experiências vividas dentro e fora da escola.
Nesse sentido, a EE Paulo Freire vem adotando uma proposta pedagógica voltada à valorização da aprendizagem ativa e o espírito investigativo, criando condições para que o aluno seja autor e ator no processo de aprendizagem como acontecido em todas as turmas do 5º ano, nas quais a professora Rita de Cássia Zoccal ministra aulas como regente.
Em nosso entendimento o aprender deve ser um processo prazeroso e de descoberta para os alunos, independentemente da faixa etária. E assim houve a promoção de aulas mais participativas, nas quais houve interação entre a classe e a professora possibilitando que o aluno se reconhecesse como peça fundamental no processo de aprendizagem.
Além disso, a professora teve a possibilidade de alinhar os recursos tecnológicos à metodologia e prática que propiciou o protagonismo dos estudantes na aprendizagem acerca da densidade demográfica do estado de MS e na construção do conhecimento a partir do interesse do aluno, da discussão e da colaboração.
Por fim, é importante ressaltar que toda a equipe pedagógica está pronta a conhecer e se adequar à realidade contemporânea, aos interesses, características e habilidades peculiares dos alunos do século XXI, estando prontos a ensinar e também abertos a aprender.

Dados/ fotos: PROGETEC Joice Sovernigo
EE Paulo Freire – Iguatemi (MS)

Publicado por:

  • Biomimética é trabalhada com estudantes da EE Professor Cleto de Moraes Costa, em Tacuru
  • Formação Continuada Trilhando Caminhos para o Processo de Alfabetização em Mato Grosso do Sul
  • Alinhamento sobre a recomposição das aprendizagens
  • Conscientização sobre segurança no trânsito é trabalhada na EE Japorã  
  • Reunião via meet com a coordenadora pedagógica Janaina Pereira Montiel, da EEI Jasy Rendy (Tacuru/MS).
  • Facebook
  • Instagram
Contato:

Rua Hilda, 203 - Bairro Boa Vista
Naviraí - MS

(67) 3461 9969 - 0800 647 5560

Contador de Visitas
contador de acesso
SGI - SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CQ - CONTROLER DE QUALIDADE UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.