BIOTECNOLOGIA – Curiosidades e importância do Material Genético, atividade Prática de Extração de DNA da Banana na Escola Estadual Manoel Guilherme dos Santos em Itaquirai- MS.

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, junho 21, 2017 as 11:22 | Voltar

A aula hoje (19/06/17) no 7º Ano B Matutino da escola Estadual Manoel Guilherme dos Santos foi diferenciada com o professor Thyago Augusto da Silva Vidovix e a estagiária Caroline Pereira Lopes. Ao longo dos tempos a diversidade foi acrescentando mais galhos na árvore da Vida. Até hoje é um mistério como a vida surgiu e de onde ela veio. Ao longo do aparecimento da vida, foi juntando as peças chamadas de bases nitrogenadas que deu origem a essa complexa molécula, um tipo de “quebra-cabeça” da Vida o nosso material genético o Ácido Desoxirribonucleico. O DNA ficou mais conhecido entre a população devido aos famosos testes de paternidade em programas da TV. Essa molécula é de suma importância para todos os seres vivos, desde pequenos vírus até elefantes, pois é nela que estão todas as características que serão expressas no indivíduo e em seus descendentes. Para a melhor compreensão dos estudantes, realizamos uma prática de extração de DNA. Essa longa molécula não é visível a olho nu, porém se juntarmos todos os DNAs de todas as células do organismo, a história pode mudar e então só assim conseguimos visualizar o emaranhado dessa molécula. Para isso iriamos realizar essa prática com a fruta tradicional do experimento, o morango, mas devido à falta dessa fruta, resolvemos realizar com a banana e obtivemos grande sucesso pela imensa quantidade de DNA que se acumulou no tubo de ensaio. Fica a dica para os professores de ciências realizarem essa prática utilizando a banana bem madura, pois é uma fruta que tem o ano inteiro, além de ter valor mais baixo que o morango. Para a prática utilizamos sal de cozinha e assim fornecer os íons para que o DNA se precipite, o detergente, utilizado para a quebra da membrana lipídica para que os DNAs consigam se acumular e o álcool para separar o DNA das outras estruturas celulares. O resultado foi ótimo, foi um impacto altamente positivo na formação educativa científica. Entre uma metodologia e outra foi comentado sobre a importância da pesquisa e a metodologia científica, que só conseguimos chegar nesse resultado através dessas duas bases.

Texto: Professor Thyago Augusto da Silva Vidovix - thyagovidovix@gmail.com
Fotos: Professora Simone Halfen- monehalfen@gmail.com
Progetec: Professor Luzinel Socorro Nascimento - luzinel10@hotmail.com
Edição: Professora Multiplicadora Michelle M. Moreira – midolukas@gmail.com

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.