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Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, setembro 14, 2017 as 14:47 | Voltar

Professora da EE Prof. José Juarez Ribeiro de Oliveira (Itaquiraí-MS) realiza atividade de Júri Simulado para desenvolver e estimular a escrita, o senso crítico e a oralidade

O Professor Dr. Pedro Demo defende em suas obras a importância do protagonismo juvenil, sobre educar pela pesquisa e sobre autoria. Nesse sentido, nós professores precisamos propor situações didáticas que proporcionem aos alunos as condições ideais para uma aprendizagem significativa e transdisciplinar, que certamente não se limitarão as disciplinas escolares, serão aprendizados para a vida.
Nessa perspectiva, com o objetivo de desenvolver a escrita, o senso crítico e a oralidade, a professora de Língua Portuguesa da EE José Juarez Ribeiro de Oliveira, Kelly Cristina Santos, planejou uma atividade de Júri Simulado com os alunos do 9º ano. Além das habilidades com a escrita e a oralidade , explorou também o desenvolvimento de habilidades, tais como autocontrole (nervosismo, ansiedade, timidez), oratória (linguagens verbais, expressões faciais e corporais), a argumentação, a própria pesquisa para o embasamento necessário, o enfrentamento, a superação, a reflexão, o raciocínio, a persuasão, a iniciativa, a arte de representar, a democracia, o respeito às diversidades de opiniões e posicionamentos, enfim, habilidades que garantem competências valorosas e com certeza permanentes.
O Júri Simulado já está na sua quarta edição e é sucesso entre os alunos do 9º ano da Escola. Neste ano foi realizado no dia 12 de setembro, nas dependências do Fórum da cidade de Itaquiraí, no plenário do Júri. Os estudantes do 9º ano A representaram a Defensoria e o 9º ano B a Promotoria. O juiz da sessão foi o Juiz de Paz da cidade, Sr. Willian Natan Passarini, e os jurados pessoas da comunidade. Os alunos receberam orientações de advogados que atuam no município para melhorar a performance.
Embora tenha recebido o nome de ‘Júri’ (com o objetivo de despertar o interesse da garotada) e tenha tido todos os procedimentos de um Júri real, o tema em debate não teve um réu em especifico, e o ‘fato julgado’ foi na verdade o desempenho dos alunos na oratória e na retórica. O tema em debate era a questão da adoção de crianças por casais homoafetivos, ensejando, portanto, uma espécie de Audiência Pública.
Em um processo de revezamento os estudantes debateram o assunto com fundamentações teóricas e estudos de casos. Ao final das exposições, incluindo, réplica e tréplica, o Juiz leu a sentença baseado nas decisões dos jurados que se pautaram em 07 critérios de avaliação como melhor utilização de técnicas de comunicação, desenvoltura, fundamentação teórica e aproveitamento do tempo. Independentemente da sentença anunciada e de quem venceu os debates, o mais importante foi que esses estudantes conquistaram muitos conhecimentos, venceram suas próprias limitações e deixaram os nomes escritos na história da Escola J.J., pois fizeram a diferença principalmente pela coragem de discutir temas polêmicos como esse.

Texto e Fotos: Professora Multiplicadora Michelle Milhorança Moreira
CRE8/NTE. e-mail: midolukas@gmail.com

Edição: Lucimeire Antonieta Correia
CRE8/NTE

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