Coordenadoria Regional de Educação – CRE8/ Naviraí-MS visita escolas da sua jurisdição com os melhores índices no IDEB para saber a receita do sucesso

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 24, 2017 as 13:50 | Voltar

Comprometimento de professores e alunos e a baixa rotatividade da equipe asseguram a continuidade de um projeto de ensino voltado para a excelência.
Naviraí(MS) – Analisando o cenário do IDEB de 2015(data da última avaliação) numa perspectiva federal é possível notar que o estado de Mato Grosso do Sul superou a meta estabelecida para os anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede pública de ensino. Já nas séries finais os índices cresceram, porém, o Estado ainda não atingiu a meta prevista.
A Coordenadoria Regional de Educação – CRE8, polo de Naviraí – possui como desafio para o ano de 2017 propor ações que possam alavancar os índices das escolas de sua jurisdição nas avaliações externas, por isso visitou as escolas com as melhores notas para saber quais fatores influenciaram no resultado do IDEB, quais ações foram desenvolvidas para atingir as metas e a qualidade do ensino e como essas escolas conseguiram atingir um desempenho tão significativo.
Em comum, as escolas com melhores posições relataram ter o empenho da equipe, o comprometimento dos alunos e a participação efetiva dos pais.

O ranking das melhores escolas
1º lugar: EE Juracy Alves Cardoso (Naviraí/MS) – nota: 7.3
2º lugar: EE Leopoldo Dalmolin (Itaquiraí/MS) 5º ano – nota 6,5.
1º lugar: EE Juracy Alves Cardoso (Naviraí/MS) – nota: 5.6
2º lugar: EE Japorã (Japorã/MS): 9º ano – nota: 5,4.

O caminho do sucesso
À primeira vista pode parecer um desempenho inexpressivo, porém comparando com as demais escolas da jurisdição, do Estado e do país, as escolas citadas estão muito à frente das demais, atingindo um patamar significativo no ensino e aprendizagem de seus alunos.
A Prof.ª Sandra Isabel Bogaz Nespolo Freitas, diretora da EE Juracy Alves Cardoso (Naviraí/MS) afirma que o ótimo resultado atingido pela escola “é fruto de um trabalho contínuo que vem sendo realizado há anos”. Para ela, as metas claras e objetivas com foco na aprendizagem do aluno e a baixa rotatividade dos professores, são considerados os principais fatores de qualidade da escola.
A EE Juracy também adota ações que visam à conscientização e preparação dos alunos para as avaliações externas, como por exemplo os simulados, que servem para diagnosticar a aprendizagem dos alunos e verificar em quais descritores necessitam de mais atenção. Para este ano a Escola está desenvolvendo o projeto “Acima da meta” idealizado pelo professor e multiplicador da equipe de Gestão Tecnológica da Coordenadoria Regional de Educação de Naviraí, Prof. Fernando Boze dos Santos. O projeto foi pensado justamente no sentido de sistematizar uma ação específica, voltada para o desempenho obtido no Ideb, através da prova Brasil, com foco nos descritores exigidos.
Na EE Japorã, a diretora, Prof.ª Rosineide Pereira Lourenço Lima, afirma que “as aulas diferenciadas e os projetos interdisciplinares contribuem para atingir as metas traçadas no início do ano letivo, além da divulgação dos resultados para a comunidade e a preparação dos alunos para as avaliações. O empenho e o comprometimento da equipe e dos alunos são fundamentais para o sucesso nos resultados”. Destacou ainda que é importante divulgar bastante os resultados obtidos pelas escolas, pois isso incentiva o crescimento profissional e deixa a equipe mais feliz e motivada.
Para saber mais sobre as ações desenvolvidas pelas escolas citadas nesta matéria confiram o depoimento das diretoras das escolas referidas nos vídeos a seguir.

Texto: Grasiela Capilé Antoniassi
Edição: Lucimeire Antonieta Correia