Na tarde da última segunda-feira (05) a Coordenadoria Regional de Educação de Naviraí – CRE 8 em parceria com o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – NEJA/SED realizou uma reunião de alinhamento dos projetos AJA - Avanço do Jovem na Aprendizagem e EJA- Educação de Jovens e Adultos das Escolas Estaduais jurisdicionada à CRE-8.
O evento aconteceu nas dependências da Coordenadoria Regional de Educação de Naviraí e contou com a participação de Diretores, Coordenadores e Equipes Multidisciplinares das Escolas Estaduais que oferecem os referidos Projetos, além de representantes da Rede Municipal de Educação de Naviraí, Gestores, Formadores e Multiplicadores da CRE8 e das Técnicas da SED, Leomira Prestes e Jéssica Costa, responsáveis por acompanhar as escolas que ofertam os projetos AJA e EJA na jurisdição.
A reunião teve como principal objetivo discutir a importância do planejamento e rever a organização do trabalho pedagógico, assim como, os conceitos e práticas metodológicas presentes no ambiente escolar do Projeto EJA, já do Projeto AJA foi de apresentar os índices de distorção idade/série do Projeto AJA-MS e suas particularidades. Na ocasião foi possível esclarecer as principais dúvidas dos Projetos e trocar experiências.
SAIBA MAIS SOBRE OS PROJETOS
EJA- Conectando Saberes
Conectando Saberes é um projeto, ofertado em módulos semestrais, que promove aos jovens, adultos e idosos a escolarização ou complementação dos estudos, articulados a contextos sócio-histórico, a fim de reverter a exclusão e garantir a este público permanência e o sucesso, no início ou no retorno à escolarização; e constituir-se de uma estrutura flexível, pois há um tempo diferenciado de aprendizagem e não um tempo único para todos os estudantes.
AJA- Avanço do Jovem na Aprendizagem
Em Mato Grosso do Sul o projeto é destinado a estudantes entre 15 e 17 anos, com distorção de idade/escolaridade e que não concluíram o ensino fundamental. O AJA tem como objetivo a formação de sujeitos ativos, participativos, em crescimento cultural e social, atendendo jovens estudantes com necessidades educacionais específicas, com o propósito de garantir a formação inicial para o mundo do trabalho e a efetiva participação social. O projeto ainda orienta estes jovens para sua formação cidadã, diante da pluralidade cultural para o fortalecimento de uma visão mais participativa, critica e decisiva de sua vida social. (fonte: SED/MS)
Texto: Grasiela Coutinho Capilé Antoniassi- Formadora de Linguagens e suas Tecnologias- CRE-8
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