CRE/8 participa da Mostra Estadual na Semana Nacional de Ciências e Tecnologia.

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, novembro 6, 2017 as 10:23 | Voltar

A Coordenadoria Regional de Educação de Naviraí com suas cidades jurisdicionadas participou nos dias 25 a 27 de outubro da Mostra na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul (Campo Grande).

Com o tema “A Matemática está em tudo!”, a semana contou com a atuação das escolas da Rede Estadual de Ensino representadas pelas Coordenadorias. A solenidade de abertura aconteceu na quarta-feira (25), com a presença do governador Reinaldo Azambuja.

A ação foi organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e contou com o apoio de instituições que fazem projetos voltados para a pesquisa, como universidades, Embrapa, Fiocruz, Fundect, Fiems, além das instituições de ensino da Educação Básica de todo o Estado.

Neste evento, as Coordenadorias Regionais de Educação através de seus Núcleos de Tecnologia Educacional, apresentaram projetos relacionados ao tema, desenvolvidos pelos estudantes das escolas sob sua jurisdição, tendo sido selecionados aqueles que mais se destacaram neste ano.

A CRE/8 selecionou dois trabalhos para a apreciação pública nesses dias: Um deles foi da Escola Estadual 8 de maio de Iguatemi com a apresentação de um holograma (imagem tridimensional) utilizando-se de um aparelho celular para promover a difração e refração da luz, explicando aos observadores as noções da holografia. O título desse trabalho reproduzido por alunos do 2º ano de Ensino Médio é: “Holograma”. Outro trabalho selecionado foi da Escola Estadual Antônio Fernandes de Naviraí com a apresentação de um produto capilar criado por alunos do 2º ano de Ensino Médio, extraído de proteína animal e vegetal, capaz de alisar os cabelos com essa mistura totalmente natural; o título deste trabalho é: Progressiva capilar de longa duração isento de formol. Ambos trabalhos orientados e acompanhados por professores das instituições.

Muitas pessoas visitaram o stand, dentre elas, autoridades políticas e professores pesquisadores de instituições federais, estaduais e municipais e estudantes de escolas estaduais e municipais de Campo Grande, a fim de desenvolver atividade extraclasse e conhecer todos os projetos da mostra.

Texto e Fotos: Professora Multiplicadora Michelle Milhorança Moreira CRE8/NTE
Edição: Professora Formadora de Matemática Marta Aparecida Vital CRE8/NTE