Por: Raí Machado Araripe
A atual configuração da realidade exige a obrigação de maior intercâmbio entre escola e comunidade como forma de otimizar bons resultados no processo educativo. A comunidade não só deve partilhar como também opinar, construir ideias, montar projetos, pois além de ser uma obrigação, todos poderão conhecer interagir, respeitar e colocar inúmeras observações e respostas para seus questionamentos.
Muitas pessoas nem fazem ideia dos direitos e deveres que têm com a sua comunidade, em participar e contribuir para a melhoria do ensino. Uma vida participativa na escola torna mais fácil a comunicação entre as pessoas da comunidade e também entre pais e filhos que acabam ajudando uns aos outros.
Nesse sentido a EE Paulo Freire aproveitou o dia da realização do Projeto Família & Escola que já vem acontecendo há um ano e além de por em prática a metodologia do projeto configurado pela Secretaria de Estado de Educação, dessa vez, ousou também, incluir a I Festa do Sorvete e um Torneio de Futebol Suíço com equipes da comunidade externa, formadas essencialmente por familiares dos estudantes, além dos mesmos que se socializaram através do esporte durante os dias 11 e 12 de março.
Dessa forma, foi dado um passo importante no caminho em que a escola deve percorrer para oferecer, planejar e programar suas ações pedagógicas envolvendo a comunidade que a cerca na construção do processo de ensino e aprendizagem.
Fotos: Progetec – Joicenir Sovernigo Lopes joicelopes_17@hotmail.com
Publicado por: