Oficina para Professores das STEs e Coordenação Pedagógica da rede Municipal de Naviraí : Projeto Bullying!Tô Fora!

Ministrante: Multiplicador Márcio Albino e Multiplicadora Maria Ap. Pereira dos Santos Ribeiro
Público Alvo: Professores das STEs e Coordenação Pedagógica para trabalhar com alunos do 1° ao 9° ano
Local: Dependências da Gerência de Educação, Cultura e Esportes de Naviraí
Período: 2° Semestre/2011

JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Pela incidência do crescimento das práticas de violências, preconceitos e discriminação que se nota na sociedade e também na escola, torna um desafio para os profissionais da Educação e pais estar combatendo essas práticas.
Sabendo que muitas dessas práticas podem acarretar no educando dificuldades de aprendizagem e ainda pode desencadear traumas.
É função também da escola estar oferecendo subsídios para seus educandos se tornar cidadão responsável e crítico diante de circunstâncias que são apresentadas ao longo de sua vida.
Sendo assim justificamos a necessidade de desenvolver ações que dissemine o conceito de Bullying e seu contexto usando estratégias de conscientização a todo segmento da Escola.
Acreditamos que com a participação de todos podemos estabelecer nossas próprias normas e ações para erradicar o bullying em nossa escola, tornando a mesma um ambiente agradável e acolhedor que busca o respeito as diferenças seja ela qual for.
Por ser um trabalho complexo é necessário o empenho de todos na mudança de postura e no envolvimento nas ações proposta

OBJETIVO GERAL
Estimular a mudança de atitude, reconhecendo a importância da boa convivência, do respeito às diferenças, colocando em prática as boas maneiras e assim desenvolvendo atitudes solidárias com tendência para bem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Conscientizar os educandos sobre a importância da boa convivência enquanto educando, cidadão, amigo, filho
· Esclarecer o que bullying
· Reconhecer que o ser humano é um ser sociável e precisa exercitar a boa convivência com todos
· Desenvolver nos educandos as boas maneiras
· Resgatar o respeito pelas diferenças, aos mais velhos, ao pais, aos professores
· Proporcionar um ambiente escolar acolhedor e seguro, sem preconceito e discriminação
· Favorecer situações de compreensão e vivenciar os princípios éticos: respeito, diálogo, disciplina, autonomia, solidariedade, amor ao próximo, amizade, cooperação entre outros
· Identificar possíveis agressores e vítimas
O projeto será realizado por Atividades designadas para cada série/ano.