Oficina para Professores das STEs e Coordenação Pedagógica da Rede Municipal: Projeto Folclore: Resgatando Culturas

Ministrante: Multiplicador Márcio Albino e Multiplicadora Maria Ap. Pereira dos Santos Ribeiro
Público Alvo: Professores das STEs e Coordenação Pedagógica para trabalhar com alunos da Educação Infantil ao 5° ano
Local: Dependências da Gerência de Educação, Cultura e Esportes de Naviraí
Período: Agosto/2011

Justificativa:
O folclore faz parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um próprio jeito de compreender os fatos que estão ao redor.
Os textos folclóricos são lidos e falados por populares de todas as raças e religiões e que criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.

Objetivos:
-Identificar a importância cultural do folclore
-Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado
-Explorar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-Estimular fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções
-Motivar produções artísticas individuais e coletivas
-Despertar gosto pelas musicas e danças culturais

Metodologia

O projeto Folclore: resgatando a cultura será desenvolvido por ano, especificando o conteúdo de cada série.