Desenvolvimento energético e impacto ambiental é debatido sob forma de júri simulado na Escola Estadual Paulo Freire de Iguatemi

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, dezembro 6, 2017 as 15:53 | Voltar

É com a preocupação de integrar nossos alunos com suas práticas sociais, mesmo que ainda estas não façam parte do cotidiano deles, e cientes da importância de envolvê-los nas discussões em torno dos problemas ambientais da atualidade, que a EE Paulo Freire, através da disciplina de Ciências, ministrada pela professora Luciane Rissoto, realizou um “Júri Simulado”, com os alunos do 9º ano na quinta-feira (23/11).

A dinâmica de grupo pretendeu problematizar, sob a forma argumentativa, o desenvolvimento energético e o impacto ambiental causado pela ação humana, todas as redes que se entrelaçam em torno de posições polêmicas e opiniões divergentes acerca deste tema. O elemento “disparador” foi a construção da usina Belo Hidrelétrica de Monte e as considerações acerca do assunto.

A preparação dos alunos oportunizou aos participantes o desenvolvimento de argumentos fundamentados por meio de pesquisas realizadas antecipadamente, pois os alunos se prepararam para defender ou condenar a visão, o que resultou em uma aula prática, na qual se colocaram de forma bastante segura e clara, desempenhando cada um o seu papel; eles mergulharam em uma experiência fundamental para seu desenvolvimento intelectual, usaram diversos tipos de raciocínio, lançaram mão de estratégias variadas e integraram diversos conhecimentos adquiridos em prol de debater um problema sobre a usina hidrelétrica de Belo Monte e, também, refletir sobre o futuro energético do Brasil.

A partir daí, cada participante pôde lançar a sua tese inicial, defendendo seu ponto de vista, argumentando, testemunhando, apresentando “provas”, enfim, movimentando um debate calcado nas “réplicas” e “tréplicas”.

Por fim, cada segmento (defesa e acusação) teve um tempo para suas considerações finais. O júri popular, então, reuniu-se para socializar seus apontamentos, feitos ao longo da atividade, e votar a favor ou contra a construção da usina.

Diante disso, a acertada metodologia desenvolvida pela professora, na forma de um júri simulado provou ser uma ótima estratégia de ensino a ser adotada quando se trata de um assunto polêmico ou que, perceptivelmente, divide opiniões. Isso porque permite que sejam discutidos vários pontos de um mesmo tema, auxiliando no processo de construção e desconstrução de conceitos. Além disso, instiga o senso crítico, a oralidade, a participação e a reflexão.

Texto e Fotos: Raí Machado Araripe
Edição: Professora Multiplicadora CRE/8 Michelle Milhorança Moreira – midolukas@gmail.com

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