EE Manoel Guilherme dos Santos (Itaquiraí/MS) inaugura Ateliê de Robótica

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, fevereiro 20, 2019 as 15:58 | Voltar

No dia 15 de fevereiro deste ano a Coordenadoria Regional de Educação de Naviraí – CRE8 teve a honra de participar da inauguração de um espaço destinado ao Clube de Robótica na EE Manoel Guilherme dos Santos, da cidade de Itaquiraí (MS). O espaço, onde antes era um quarto de despejo, foi transformado em um ambiente acolhedor e totalmente personalizado graças à parceria e ao trabalho em equipe dos estudantes, professores, pais, amigos da escola, Secretaria Municipal de Educação e comércio da cidade. Esse lugar, carinhosamente preparado pela escola e batizado de “Ateliê da Robótica”, é onde os Titans da Robótica irão desenvolver seus projetos de pesquisa.

Os Titans da Robótica, fruto do projeto “Professor Pardal”, do antigo NTE via CRE-08, é um clube de robótica criado na escola, impulsionado pelo trabalho incansável do então professor gerenciador de recursos educacionais (Progetec) Prof. Luzinel Socorro do Nascimento, que iniciou o ensino de programação com o “Scratch” e aos poucos foi incorporando novas complexidades utilizando o kit “Arduino”.

Ao perceber os resultados positivos a escola abraçou o projeto e a equipe cresceu. Além dos estudantes de Ensino Fundamental e do prof. Luzinel, outros professores vestiram a camisa: Gislaine Petri, Cristiane Helmann, Arcelir Muller e até o engenheiro mecatrônico Jhony Carminati, como amigo da escola. Todos trabalham voluntariamente em projetos de ciências e tecnologia voltados para a inovação e responsabilidade social, bandeira defendida pelos Titans da Robótica, que se preocupa também em elaborar projetos que atendam as necessidades da escola e da comunidade local.

Na 1ª FERCITEN – Feira Regional de Ciência e Tecnologia, promovida pela CRE/08 no ano de 2018, o grupo conquistou o 1º lugar na categoria Robótica Educacional, o que animou o grupo em participar de outras feiras de divulgação do trabalho cientifico e tecnológico desenvolvido na escola.

O contato com a equipe escolar e os alunos revela uma energia boa, são muitas histórias e risadas sobre como encararam os desafios e buscaram alternativas para tirar os projetos idealizados pelos alunos do papel.  “Não foi fácil, nem tranquilo”, sentencia a diretora Bárbara Bandeira da Silva, mas aqui, mais do que nunca, vale aquele adágio: “Quem quer acha um jeito, quem não quer acha uma desculpa”.

Texto: Professora Michelle Milhorança Moreira – formadora da CRE/08.

Edição: Professora Lucimeire Antonieta Correia – formadora da CRE/08.

Fotos: Coordenação Pedagógica da Escola Manoel Guilherme dos Santos.