Encontro das Coordenadorias Regionais de Educação promove integração e fortalece a gestão educacional

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, março 16, 2017 as 09:44 | Voltar

A Secretaria de Estado de Educação (SED) está realizando o I Encontro das Coordenadorias Regionais da Educação, na Unigran, em Campo Grande, com objetivo de fortalecer a gestão educacional com foco no educar pela pesquisa e no protagonismo juvenil. A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul conta com 12 Coordenadorias Regionais de Educação, responsáveis pelo acompanhamento, monitoramento e coordenação das atividades educacionais que lhe são jurisdicionadas.

A secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, participou na manhã desta terça-feira (14) do encontro e destacou a importância do resgate das Coordenadorias. “Mato Grosso do Sul, um Estado de dimensão geográfica enorme, era o único do país sem regionais. Algumas foram criadas no ano passado e outras no início deste ano. Tenho visto o envolvimento e a garra dessas pessoas, que estão colocando o trabalho à disposição da educação de qualidade. Estamos aqui para servir a escola e os professores, enquanto a escola serve o aluno, para que ele aprenda, não reprove e não abandone”, destacou a secretária.

O encontro, com três dias de duração, reúne cerca de 200 profissionais entre coordenadores regionais, coordenadores de Programas Educacionais, gestores pedagógicos, gestores da rede e normatização, gestores de Tecnologia Educacional, supervisores de Gestão Escolar e professores formadores. “Esta é uma oportunidade para nós nos conhecermos mais, conhecermos a realidade de cada regional e fazermos um alinhamento entre o órgão central, que está em Campo Grande, e nós, que estamos mais distantes, proporcionando um trabalho de mais agilidade e com mais qualidade”, afirmou o coordenador regional de Educação de Dourados, Nei Elias Coineth de Oliveira.

Professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) e consultor da SED, Pedro Demo este neste segundo dia de evento e apresentou a argumentação fundamental utilizada na educação estadual de Mato Grosso do Sul. “Nosso interesse é a aprendizagem do estudante. Toda boa aprendizagem tem como protagonista o aprendiz, não a aula, não o professor. O professor é mediador, é papel do professor cuidar para que o estudante aprenda”.

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