Escola Estadual 8 de Maio (Iguatemi/MS) inaugura espaço de leitura e homenageia Monteiro Lobato

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, abril 5, 2017 as 13:52 | Voltar

Estudos comprovam que a criança, quando colocada em contato com livros, tem muito mais chances de se tornar um adulto leitor. Sendo assim, com o objetivo de atender, de maneira adequada, as crianças matriculadas, do 1º ao 5º ano, o diretor da EE 8 de Maio, Saulo de Souza Santos Abreu, planejou criar na escola um espaço de leitura.

Esse espaço, batizado com o nome do escritor Monteiro Lobato, teve como responsável pelo projeto a Coordenadora Pedagógica, Carolina Buffon Schimdt, que coordenou todos os detalhes, entre eles, a parte de móveis, de decoração e do acervo.

A Sala de Leitura Monteiro Lobato foi inaugurada na última sexta-feira (31), pelo Diretor da escola, com a presença da Coordenadora Regional de Educação – CRE 8 - Naviraí, professora Cleusa Sarturi, da Secretária de Educação do Município, Suzana Trevizan Bucioli e do Coordenador Regional da Casa Civil do Estado, Cilimar José Cazelli.

Também estiveram presentes a Secretária Municipal de Governo, Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrinelli, representando a prefeita, Patrícia Nelli Margatto, outros membros da equipe da Coordenadoria Regional de Educação, parte da comunidade local, ligados à educação e grande quantidade de pais.

A iniciativa do diretor foi abraçada pela escola.  Nas mãos de professores e alguns ‘Amigos da Escola’, materiais recicláveis, como palets, carreteis de fios elétricos, madeira de demolição, caixotes de frutas, etc. foram transformados em mesas, bancos, cadeiras, suportes para livros e teatrinho de fantoches. Os mais habilidosos com a pintura deram um colorido todo especial ao ambiente. Além de se preocupar em estimular a leitura, o espaço foi projetado para garantir a acessibilidade dos pequenos e para estimular a imaginação, com direito a uma árvore de onde “brotam” livros, arte de Pedro Maccari, ex-aluno e hoje ‘Amigo da Escola’. Nas palavras do diretor Saulo Abreu: “Tudo feito com muito carinho e pensando no futuro dos nossos pequenos”.

A Secretaria Estadual de Educação – SED/MS, com a preocupação da leitura, tem incentivado e aplaudido iniciativas como essa, onde através da COTED/NTE ofereceu, no ano de 2016, o Curso CATEBE (Capacitação de Técnicos e Auxiliares de Bibliotecas Escolares) e também tem acompanhado de perto o Programa Nacional da Biblioteca Escolar – PNLD, entre outros, voltados para a otimização do espaço da Biblioteca Escolar, para a melhoria no atendimento ao aluno, para a conservação e ampliação do acervo, etc.