Governo do Estado lança Programa MS Alfabetiza nesta segunda-feira

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, outubro 25, 2021 as 08:17 | Voltar

Evento será realizado no Auditório do Campus de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Nesta segunda-feira, às 14h, o Governo de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), lança oficialmente o Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança. O evento será realizado no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campus de Campo Grande.

O evento contará com apresentações e detalhamentos sobre o programa e comunicados sobre novidades na Rede Estadual de Ensino. Além do governador Reinaldo Azambuja e da secretária Cecilia Motta, entre os participantes do evento estarão representantes outros secretários de Estado, prefeitos e secretários municipais de Educação, parlamentares, membros de órgãos de controle e outras autoridades.

“Sabemos que o sucesso na alfabetização contribui para o desenvolvimento do estudante em todas as etapas da Educação Básica. diante disso, e considerando a relevância do Regime de Colaboração, buscamos a implementação de uma política com foco na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental”, destacou a secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta.

Iniciativa

O Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

Neste primeiro momento, o Programa será responsável por investimentos em diversas frentes, tais como Aquisição de Livros Didáticos, premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem, recursos para avaliações anuais pela SED e bolsas para Formação dos profissionais. Ao todo, está previsto um investimento de R$ 8,3 milhões para as ações de 2022.

Parcerias

A ação conta com importantes parceiros que estarão presentes no evento desta segunda, com destaque para a Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS).

Serviço

O lançamento do Programa MS Alfabetiza será realizado no auditório da UEMS em Campo Grande, que fica na rua Av. Dom Antônio Barbosa, 4155 – Vila Santo Amaro. O início da solenidade está previsto para 14h (horário de MS).

O evento contará com transmissão pela internet, em tempo real, pelo canal da SED no Youtube: www.youtube.com/educacaoms

Fonte: SED/MS.