INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA DIMINUIR O NÚMERO DE JOVENS OBESOS: proposta de atividades no Ensino Fundamental da Escola Estadual Paulo Freire de Iguatemi

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, dezembro 7, 2017 as 08:43 | Voltar

A cada dia que passa temos mais jovens ficando obesos, e por consequência surgem várias doenças, como a diabetes, o colesterol e a hipertensão arterial. Uma matéria publicada por Natália Cancian, na folha de São Paulo, no mês de agosto de 2017, apresenta dados alarmantes em relação a obesidade. Segundo a matéria em dez anos, a obesidade avançou em todas as faixas etárias, e quase dobrou entre jovens de 18 a 24 anos – de 4,4% para 8,5%.

Diante desses dados, houve maior preocupação de sensibilizar nossos alunos, para isso, o assunto foi debatido com a turma do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Paulo Freire, do município de Iguatemi - MS.

Na discussão proposta, nesse mês de dezembro de 2017, nasce a ideia de verificar a quantidade de alunos da escola, incluindo o levantamento da idade dos participantes, que estão acima do peso, fazendo um comparativo com os índices apresentados na matéria de Natália Cancian.

Primeiramente em parceria com o posto de saúde da localidade, os integrantes do projeto conseguiram, medir exatamente a altura e a massa corporal dos alunos. Com estes dados em mãos, eles mesmos calcularam o próprio IMC, usando um aplicativo no celular.

É importante destacar a participação, motivação e o mais importante, o conhecimento que tiveram em discutir os números calculados, utilizando os recursos tecnológicos.

Após a análise de todo o material, chegamos ao resultado de que 28% dos alunos verificados na escola, estavam acima do peso, sendo que destes, 8 % já estavam obesos.

Preocupados com a situação, e visando diminuir esses dados, os alunos se organizaram para promover ações de sensibilização.

Foi elaborado um teatro, enfatizando a importância de uma boa alimentação, e da atividade física, mostrando os riscos que a pessoa pode sofrer caso não se alimente corretamente.

As atividades foram desenvolvidas da seguinte maneira: primeiramente aconteceu uma palestra com a nutricionista Sharmila Gatti Palla, que apresentou muitas dicas de como se alimentar corretamente. Após a palestra, os alunos apresentaram o teatro, no qual se caracterizaram com os personagens da turma do chaves, despertando o interesse dos alunos que estavam assistindo, público do qual, o projeto visava conscientizar. E para finalizar as atividades, os alunos foram contemplados com uma aula de zumba, realizada pelo instrutor Alexandro Fonseca, mostrando a importância da atividade física neste processo. No decorrer das apresentações, foram sorteadas cestas de frutas, e horários de academias, incentivando os alunos a terem uma vida com qualidade.

Destacamos nessa matéria, a importância de promover metodologias em que os alunos se sintam motivados a aprender, e a participar das atividades, buscando ações que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem.

A professora de ciências, Luciane Rissoto, que mediou as atividades propostas, percebeu o grande interesse dos participantes, e também uma grande evolução de conhecimento sobre o assunto, que foi discutido em conjunto com a turma, até a efetivação da proposta elaborada.

Texto: Luciane Rissoto Santos
Fotos: Joicenir Sovernigo Lopes – joicelopes_17@hotmail.com
Multiplicador: Émerson Luiz de Oliveira
Edição: Professora Multiplicadora CRE/8 Michelle Milhorança Moreira – midolukas@gmail.com

Imagens relacionadas:

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.