Literatura, Teatro e Arte movimentam a programação alusiva ao Dia da Consciência Negra na EE Paulo Freire (Iguatemi/MS)

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, novembro 23, 2017 as 13:53 | Voltar

Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é data para relembrar as dificuldades que os negros passam há séculos, suas lutas e suas conquistas. Também é dia de homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos, e também, de reforçar um trabalho que é realizado o ano todo na escola: o debate, a reflexão e a valorização da cultura Africana. A data em si serve como pano de fundo para mobilizar os alunos e para trazer um olhar mais específico neste dia, em especial, aproveitando que a mídia se debruça sobre o tema.

Dentre as diversas atividades realizadas durante o dia, professores fizeram leituras coletivas e fruição de histórias como: O Menino e o Vento, Uma Lição de Vida, Beleza Negra, Faça a Coisa Certa, Histórias Cruzadas, O Preconceito, Xadrez das Cores, Cabelo de Lelê e Menina Bonita do Laço de Fita. Os pequeninos colocaram a mão na massa com a confecção de um livro e um painel, também teve teatro de fantoche apresentado pelo Ensino Médio Inovador e os alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais realizaram lindos desenhos sobre o tema.

A Prof.ª Nice foi convidada para demonstrar a confecção de bonecas Abayomi. Além de falar sobre a origem do brinquedo, ensinou como fazê-lo. As bonecas Abayomi são bonecas pretas, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. Elas fazem parte da herança cultural africana. Ao serem trazidas da África para o Brasil como escravos, as famílias negras atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil. As crianças choravam assustadas vendo dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas com elas para as crianças brincarem, surgindo, então, a boneca Abayomi, cujo nome tem origem iorubá, significando aquele que traz felicidade ou alegria (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). Sucesso total na comemoração!

Texto e fotos: Prof.ª Joicenir Sovernigo Lopes – PROGETEC
EE Paulo Freire – Iguatemi(MS)

Edição: Lucimeire Antonieta Correia
Professora Multiplicadora