Mato Grosso do Sul oferece qualificação profissional em Ciência de Dados

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, janeiro 7, 2022 as 15:46 | Voltar

Neste ano, o Ensino Médio ganha uma nova jornada de aprendizagem, ainda mais voltada para o protagonismo dos estudantes. Por ser um dos estados que lideram as inovações na formação de jovens, o Mato Grosso do Sul será um dos primeiros a receber a qualificação profissional em Ciência de Dados.

A novidade está alinhada aos novos preceitos do Novo Ensino Médio, sempre em conformidade à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que uma das principais mudanças tem foco nos itinerários formativos, que os estudantes deverão cumprir para concluir sua formação. Parte do currículo será flexível, permitindo que o estudante aprofunde os seus conhecimentos em uma ou mais áreas conforme seus interesses e objetivos, ou ainda, que invista em sua qualificação profissional.

Os itinerários profissionais ocuparão obrigatoriamente 1.200 horas da grade curricular, que poderão ser divididas ao longo dos três anos do Ensino Médio. Por sua vez, o estudante poderá escolher qual itinerário seguir já no 1º ano, respeitando sempre as opções disponíveis em sua escola.

Conforme previsto em lei, o Novo Ensino Médio é válido para todas as escolas públicas e privadas do país, e já pode ser ofertado a partir deste ano, tornando-se obrigatório até 2024. As mudanças terão início neste primeiro semestre do ano letivo, com abrangência para todas as unidades escolares de Mato Grosso do Sul.

Qualificação Profissional em Ciências de Dados no MS

A parceria com a Fundação Telefônica Vivo permite oferecer o itinerário inicial para a formação como Assistente de Gestão de Dados, que integra a qualificação  profissional em Ciência de Dados, uma iniciativa pioneira em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação, que propõe aos estudantes do Novo Ensino Médio a chance de aprender a ler e interpretar dados, usando-os para apoiar a tomada de decisões e soluções de problemas.

A iniciativa também conta com o apoio do CIEB, Centro de Inovação para a Educação Brasileira - uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que apoia as redes públicas de ensino básico a realizar uma transformação sistêmica nos processos de aprendizagem, gerando mais qualidade para a educação, por meio do uso eficaz das tecnologias digitais.

No Mato Grosso do Sul, serão seis escolas ofertando a nova qualificação profissional. São elas:

• Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima - CEPEF - Campo Grande;
  • Centro Estadual de Educação Profissional Prof.ª Maria De Lourdes Widal Roma - Campo Grande;
  • Escola Estadual Padre João Greiner - Campo Grande;
  • Centro Estadual de Educação Profissional Prof.ª Ivanilde Costa da Silva - Dourados;
  • Centro Estadual de Educação Profissional Sen. Ramez Tebet  - Naviraí;
  • Escola Estadual Prof. João Magiano Pinto - Três Lagoas.

Mercado de trabalho e oportunidades de crescimento

Interdisciplinar e atual, a qualificação em Ciência de Dados vai garantir fluência digital e aprofundar o conhecimento de ferramentas tecnológicas, cada vez mais importantes para as profissões que estão se transformando e para as que ainda vão surgir, além de maior empregabilidade para os jovens recém-formados.

Ao término de 3 anos do ensino, o estudante poderá utilizar o conhecimento adquirido para buscar o certificado na formação técnica e profissional em Ciência de Dados.

Saiba mais sobre as unidades curriculares que compõem a formação, disponíveis na página do projeto: https://fundacaotelefonicavivo.org.br/cienciadedados/

Fonte:SED/MS.