A alegria e a hospitalidade são marcas registradas do povo sul mato-grossense. Neste mês de outubro nosso estado comemorou 40 anos no dia 11 e a festa ficou por conta das escolas, que se esmeraram em cada detalhe, com belíssimas apresentações culturais e esportivas contando um pouco da trajetória do jovem estado de Mato Grosso do Sul, promovendo o resgate e a valorização da cultura.
As comemorações envolveram todas as comunidades das escolas das nove cidades jurisdicionadas a CRE8/Naviraí. Foram inúmeras apresentações culturais, exposições e jornadas históricas expostas para a comunidade entre os dias 02 e 06 de outubro, compondo um painel da identidade do povo sul mato-grossense.
A seguir, uma pequena parte do que algumas escolas da jurisdição da CRE8/Naviraí, prepararam:
EE MARCÍLIO AUGUSTO PINTO (Iguatemi/MS): celebrou no dia 28 de setembro enfatizando também, nas comemorações, as belezas da cidade de Iguatemi. Foram representadas a fauna e a flora sul mato-grossense com vários ambientes decorados com o tema; a plantação, produção, comercialização e transporte da erva mate nos tempos antigos e atuais; a história do laço comprido; apresentação de pratos típicos e livros de receitas; exibição de telas na entrada da escola; apresentações musicais; danças típicas; rituais indígenas; poemas; visitas aos cenários; baile com músicas tradicionais do estado e a finalização com um jantar com arroz carreteiro.
EE PAULO FREIRE (Iguatemi/MS): desenvolveu o projeto “Somos MS: História e Cultura que Enriquece”, destacando o autêntico valor artístico e cultural de Mato Grosso do Sul, reforçando a sua identidade como estado produtor e difusor de cultura e enaltecendo as atividades econômicas que tornam o estado um celeiro de farturas para o Brasil e o mundo. Foram inúmeras atividades valorando a história, a culinária e a literatura do povo sul-mato-grossense, apresentações realizadas pelos alunos e orquestradas pelos professores e articuladores do projeto, promovendo um espetáculo à comunidade iguatemiense.
O lado externo do muro da escola transformou-se em uma grande tela com o tema MS 40 anos – Pantanal. As turmas do Ensino Médio Inovador, na disciplina de Produção e Fruição das Artes, reproduziram obras de Wander Melo, artista plástico, nascido em Rondonópolis - MT, revelado pelo “III Salão Jovem Arte Mato-grossense", realizado em Cuiabá em 1978. A pintura nos muros da escola e proporcionam um show de arte visual aos passantes.
EE MARECHAL RONDON (Mundo Novo/MS): promoveu no dia 23/09 a Festa da Primavera 2017 com o tema MS 40 Anos. Foram muitos dias de pesquisa e preparação de apresentações sobre a história do nosso querido estado. As atrações foram danças artísticas e exposição dos trabalhos dos alunos, culminando com a escolha do Garoto e Garota Primavera e com um bingo.
EE 04 DE ABRIL (Sete Quedas/MS): comemorou na noite de quarta-feira (04/10) com apresentações artísticas, danças regionais, teatro, roda de viola, roda de tereré e recital de poemas. Artistas sul mato-grossense com destaque nacional e internacional foram homenageados, entre eles Almir Sater, Luan Santana, Maria Cecília e Rodolfo, Manoel de Barros, Sergio Reis, Os Serranos, Antonio Miranda, Marcos Terena, Geraldo Espíndola, Tetê Espíndola, Ney Matogrosso, dentre outros.
Também foram feitas exposição de maquetes, pinturas, cartazes, slides, esculturas e outras atividades, com salas temáticas sobre a arte indígena sul mato-grossense, cartazes com biografia de poetas, esculturas regionais, obras literárias, a história do tereré, pinturas do Pantanal e de artistas plásticos conterrâneos. Foram expostas maquetes da cidade de Sete Quedas, da fauna e da flora locais e do MS.
EE PROF.ª IOLANDA ALLY (Mundo Novo/MS): promoveu a Feira Cultural “Mundo Novo nos 40 anos de Mato Grosso do Sul” no dia 03 de outubro, destacando a participação da cidade na construção do MS. A Feira apresentou a agricultura, a agropecuária, os esportes, os pioneiros, marcos e monumentos históricos, os governadores de MS, os prefeitos de Mundo Novo, a fauna e a flora pantaneiras, os músicos, os poetas, a cultura indígena, os pratos típicos, as indústrias, a piscicultura, a agricultura familiar, etc.
Além do panorama estadual, a Feira destacou escritores, cantores e compositores da cidade de Mundo Novo, tais como o professor e escritor João Urague, e também o ilustre escritor e compositor Antonio de Melo, que compôs o hino municipal e o hino do time da cidade.
EE ELDORADO (Eldorado/MS): realizou a 3º edição da Gincana Cultural e Científica da EE Eldorado realizada nos dias 04, 05 e 06 de outubro, cujo tema “Meu Mato Grosso Sul” buscou integrar a comunidade e a escola, valorizando as potencialidades artísticas e intelectuais dos alunos. Além das apresentações com dança, música, teatro e brincadeiras, a Escola inovou ao abordar também as tendências e problemas atuais do estado. A comunidade eldoradense teve oportunidade de prestigiar um evento do mais alto nível preparada com carinho e dedicação por toda a comunidade escolar.
EE CLETO DE MORAES COSTA (Tacuru/MS): realizou no dia 05/09 apresentações culturais e salas temáticas abertas à visitação do público. Foram feitas apresentações de poemas, músicas de cantores sul mato-grossenses, paródias de autoria dos alunos e desfile country. Os alunos da extensão da escola, da Aldeia Sassoró, abrilhantaram a noite com uma apresentação musical coordenada pelo Professor Vitor Sadi Trombini. Teve também roda de tereré e uma boa música cantada e tocada pelos alunos. Foram relembradas a história e os momentos marcantes do estado, teve momento cívico e execução do hino do estado nos três turnos.
EE CASTELO BRANCO (Mundo Novo/MS): fez exposições com banner’s, degustação de pratos típicos, danças típicas, pintura do muro da escola com os símbolos do Pantanal sul mato-grossense auxiliado pelo conceituado artista local Tarcísio e também apresentação do coral da escola em conjunto com os violeiros da unidade de ensino executando a música Meu Mato Grosso do Sul. Alunos da EE Iolanda Ally forma convidados a fazer uma apresentação teatral contando a história de Mundo Novo.
EE GUIMARÃES ROSA (Sete Quedas/MS): além das atividades culturais de praxe desenvolveu o Projeto “Pintura a óleo MS 40 Anos”. O professor de Arte Sebastião Aparecido Ribeiro em conjunto com os alunos do 1º ano do Ensino Médio ensinou passo-a-passo as técnicas necessárias para retratar a fauna, a flora e costumes do Mato Grosso do Sul. As telas foram adquiridas pela escola, as tintas a óleo foram doadas pelo professor, que com muito carinho e paciência contribuiu para o aprendizado dos estudantes. As obras ficaram lindas e se destacaram no evento da Noite Cultural MS 40 anos da escola. O resultado pode ser conferido no Facebook do Guima.
Foi realizada uma acolhida para a comunidade escolar, execução do Hino Nacional, hino de Mato Grosso do Sul e hino de Sete Quedas; interpretação pelos alunos da música “Coração do Brasil” de Almir Sater, coreografia e canto da música “Minha terra querida” de Rafael Sá e também a música “Tocando em frente” de Almir Sater e exposições nas salas temáticas com slides e fotos que representam a agricultura e a pecuária do Mato Grosso do Sul. Apresentação dos poemas “O menino e o rio” e “Sombra boa”, peça teatral “O quintal da minha casa” e declamação da poesia “Bernardo” em libras com auxilio dos professores e interprete, todos poemas de Manoel de Barros, com direito a cenário com árvore dos poemas e biografia do poeta sul-mato-grossense. O visitante também levava para casa pequenos textos impressos do poeta homenageado.
Para abrilhantar a noite os alunos apresentaram o estilo sertanejo universitário do MS com slides sobre a história e a trajetória dessa manifestação cultural. Essa apresentação foi realizada também em libras pelo estudante Alan e seu intérprete José Lucas. Para concluir, uma roda de Tereré com vídeo gravado pelos alunos do MS.
EE JURACY ALVES CARDOSO (Naviraí/MS): realizou as festividades nos dias 02 e 03 de outubro. No dia 02, abertura com a presença de toda a comunidade escolar e de representantes de várias instituições de ensino, apresentações artísticas pelos alunos com temas ligados ao nosso estado e por último, a visitação nas salas temáticas.
No dia 03 os trabalhos ficaram disponíveis para visitação o dia inteiro. Os temas abordados foram: brincadeiras típicas, evolução dos meios de transporte, comidas e danças típicas, divisão política do estado, pontos turísticos, etnias indígenas, identidade cultural do Mato Grosso do Sul, cultura, economia, riquezas naturais, evolução da educação em MS e arquitetura, artes visuais, artistas, poetas e escritores.
EE SILO VARGAS BATISTA (Eldorado/MS): comemorou no dia 02 de outubro. Iniciou com o Hino do Mato Grosso do Sul seguido de danças, poesias, canto e expressão artística. Também teve desfile sobre os primeiros povos a migrar para a nossa região, a tradicional dança catira em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos, a dança folclórica siriri da região Centro-Oeste do Brasil e uma apresentação musical dos alunos do Ensino Médio, com participação da dupla Almiro e Altamiro da localidade de Eldorado, promovendo assim uma deliciosa noite comemorativa para a comunidade.
EE LEOPOLDO DALMOLIN (Itaquiraí/MS): realizou suas comemorações no dia 06 de outubro, a abertura se deu com a execução do Hino de Mato Grosso do Sul com o coral de alunos do 4º ano. Na sequência foram apresentadas danças típicas e rítmicas com canções que se tornaram ícones do estado. Uma peça teatral fez um resgate da história do Estado de Mato Grosso do Sul, ressaltando os conflitos e as conquistas, a encenação da música “Trem do Pantanal” e uma exposição artística com reproduções de obras de artistas de Mato Grosso do Sul e pinturas retratando as riquezas do município e do estado.
EE 31 de MARÇO (Juti/MS): no dia 05 de outubro a escola reuniu a comunidade para prestigiar apresentações musicais com interpretação de sucessos como Meu Mato Grosso do Sul, Coração do Brasil e Tocando em frente realizada por alunos e professores, a dança do chamamé com a equipe do Conviver emocionou a plateia, bem como a coreografia da música Mercedita pelos alunos do 3° ano do Ensino Médio do período matutino. Os 79 municípios foram lembrados no evento e representados pelos alunos com destaque para o potencial de cada um. Uma aluna (Maria Vitória) declamou poemas de Manoel de Barros e houve também apresentação da Fanfara “Jovens de Juti”. E como não poderia faltar, a famosa barraca do tereré, as comidas típicas, a roda de viola e a visitação aos painéis e trabalhos produzidos pelos alunos e professores.
Todas as escolas e extensões realizaram eventos de sucesso. Em algumas a Coordenaria Regional de Educação – CRE8 teve o grato privilégio de se fazer presente, em outras foi possível apenas o acompanhamento à distância, mas em todas tivemos a certeza da dedicação e empenho de todos os profissionais envolvidos.
As produções dos alunos foram devidamente registradas pela equipe escolar e PROGETEC’s e as fotos e filmes podem ser conferidos nos Facebook’s das escolas. Recomendamos a visitação aos ambientes virtuais como forma de prestigiar as elaborações e criações dos alunos.
Texto: Lucimeire Antonieta Correia
Prof. Multiplicadora
Coordenadoria Regional de Educação/ CRE8 – Naviraí (MS)
Imagens relacionadas:
Publicado por: