Nas trilhas da educação: alunos do assentamentoSul Bonito (Itaquiraí/MS) são aprovados na UFGD para curso de Licenciatura em Educação do Campo

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, abril 20, 2017 as 09:47 | Voltar

Uma das preocupações das famílias e dos professores dos assentamentos agrícolas consiste exatamente em proporcionar aos jovens a oportunidade de estudar, se formar em cursos superiores e, posteriormente, retornar para suas comunidades de origem, contribuindo para o seu desenvolvimento e para a melhora das condições de vida de todos. Na comunidade do Assentamento Sul Bonito (Itaquiraí/MS) a expectativa não é diferente e, por esse motivo, o fato de alguns jovens decidirem investir no curso de Licenciatura em Educação do Campo foi tão comemorado por todos.
Foram aprovados no vestibular 2017, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na primeira chamada, no Curso de Licenciatura em Educação do Campo os jovens Leandro Antunes Erlich, Beatriz Dias Andrade, Maiara Aline Zanela, Debora Ferreira Batista, Erika Cristina dos Santos Porangaba, Bruno Ribeiro Palma e Flávio Ferreira Bonfim.
Muito mais do que realização pessoal, a aprovação desses alunos representa para suas famílias e para a escola a possibilidade de preservação da sua própria cultura através de um ensino ‘do campo para o campo’, privilegiando os saberes da comunidade e a constituição local. Todo um trabalho no sentido de incentivar os jovens a investir na sua própria formação é feito pelos professores e pela Coordenação Pedagógica da extensão. Os professores e a PROGETEC Eleir Tecla Farias Ferreira estão sempre de prontidão, auxiliando no que for possível. Segundo a Coordenadora Pedagógica, Prof.ª Edna Aquino, “a aprovação de todos os estudantes inscritos nesse processo seletivo é muito gratificante, por se tratar de uma escola situada em área rural, cercada de muitas limitações. Ver nossos alunos aprovados nesse processo de tanta relevância afirma a ótima aprendizagem e interação entre a equipe de professores e os alunos”.
É a certeza de que apesar de todas as limitações e dificuldades encontradas, o ensino proporcionado pela extensão da EE Prof. José Juarez Ribeiro de Oliveira (Itaquiraí/MS) está no caminho certo.

Texto/dados: PROGETEC Eleir Tecla Farias Ferreira eleirff@hotmail.com
Fotos/ alunas: Erika Cristina dos Santos Porangaba e Maiara Aline Zanela
Edição: Lucimeire Antonieta Correia lucimerieantonieta@gmail.com
NTE - Naviraí/ MS

Imagens relacionadas:

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.