NTE de Naviraí em Parceria com NERDS da Fronteira Realiza Oficina de Robótica

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, agosto 23, 2016 as 16:21 | Voltar

O NERDS da Fronteira em parceria com o grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Fronteira da UFMS/CPPP  realizou  no dia 19/08  oficina  de robótica para os PROGETEC’s (Professor Gerenciador da Sala de Tecnologia Educacionais) das escolas públicas da Jurisdição do NTE de Naviraí  (Juti, Naviraí, Itaquirai, Iguatemi, Eldorado, Mundo Novo, Japorã , Tacuru, Paranhos e Sete Quedas).

Essa ação faz parte da proposta do Edital EDUCA-MS aprovado no inicio do ano pela Chamada FUNDECT/CNPq/SED-MS/SECTEI-MS N° 06/2015 – PIBIC-Jr-MS. O principal objetivo da proposta é desenvolver materiais e métodos para uso da robótica na educação, estimulando atividades de inclusão digital de alunos de escolas públicas do    Mato Grosso do Sul.

Para o Professor  Mauricio Candido Diretor do NTE de Naviraí o uso de robótica no ambiente escolar tende a auxiliar o processo de aprendizagem, pois trabalha com vários conceitos, que são abordados nas ementas, estimulando assim ainda mais a criatividade e a inteligência, além de promover a interdisciplinaridade.

Pretende-se  com esta ação   disseminar o uso da robótica na educação   junto a  Jurisdição do NTE de Naviraí através de oficinas, palestras, parcerias com escolas e incentivo à participação em provas e competições de programação e robótica, para que nossos alunos possam estar participando das Olimpíadas de Informática e Robótica a nível estadual e nacional.

Na primeira fase das oficinas  foi  realizada uma palestra motivacional sobre a robótica educacional onde foi  apresentado algumas competências e habilidades desenvolvidas na robótica educacional, onde foram apresentadas ações do LaRPP e alguns eventos e projetos realizados pelo NERDS, como  Robo Ara . Posteriormente, foi  realizada a primeira aula do primeiro curso oferecido que é sobre o Scratch, que consiste em uma ferramenta que permite criar jogos, animações e objetos de aprendizagem a partir da programação em blocos. A  oficina terá duração de seis meses e continua virtualmente por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Moodle com apoio de videoconferências organizadas pelo NTE.

Imagens relacionadas:

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.