O Folclore trabalhado na Escola Estadual Vinicius de Moraes em Naviraí

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, agosto 29, 2017 as 07:49 | Voltar

Nessa sexta-feira (25/08) a Escola Estadual Vinicius de Moraes apresentou por intermédio dos estudantes de Ensino Médio e EJA, os resultados culturais e artísticos dos trabalhos de estudos e pesquisas sobre o folclore brasileiro, afinal, o Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1.965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à essa comemoração.

As apresentações em grande estilo, trouxe aos participantes, comunidade escolar e convidados momentos de reflexão sobre a história do povo brasileiro e Sul-mato-grossense como um todo, aspectos da nossa cultura e das tradições que conservamos ao longo dos tempos.  

Esse evento organizado pelos alunos e orientado pelos professores foi uma maneira divertida e atraente de valorizar a chamada “cultura popular”. Destacou-se a importância do conhecimento à cultura local/regional/brasileira e trouxe à tona lembranças de músicas, contos e personagens que fazem parte da nossa construção identitária.

Houve declamação de poemas de autoria dos próprios estudantes, encenação de músicas como “O cravo e a Rosa”; dramatização de histórias do “Sitio do Pica-Pau Amarelo”, reprodução artística de danças como: “Frevo, Carimbo do Macaco, Xaxado, Catira e Capoeira”. Além da participação especial do Grupo “Essência do Samba”, que trouxe a alegria da música e algumas fundamentações teóricas que embasam esse ritmo. A arte desenhada, pintada, escrita e declamada; a arte do corpo e dos dotes culinários, pois para finalizar houve a partilha de pratos típicos regionais. Uma festividade cativante, emocionante e deliciosa.

Texto: Prof. Multiplicadora Michelle Milhorança Moreira – CRE8/NTE.

Fotos: https://www.facebook.com/escolaviniciusdemoraesnavirai/

Progetec Aline Gabriela Gonçalves - alineicaraima@hotmail.com

 

Imagens relacionadas:

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.