Palestra e teatro abordam conteúdos difíceis de maneira diferenciada na EE Manoel Guilherme dos Santos (Itaquiraí/MS)

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, abril 20, 2017 as 19:58 | Voltar

Quando o assunto é comunicação vale lançar mão de diversos recursos para fazer com que o destinatário compreenda a mensagem que se quer transmitir. Nesse quesito a EE Manoel Guilherme dos Santos (Itaquiraí/MS) tem dado um show – literalmente! A última que aprontaram foi a dramatização das consequências da Segunda Guerra Mundial de maneira multidisciplinar, envolvendo história, geografia, química e biologia.
Durante a execução da peça teatral o assunto foi tratado com certa leveza, mas depois foi enfatizada a realidade cruel, sanguinária e macabra desencadeada por Adolf Hitler. Participaram da peça teatral: a professora de Química Graciela Carminatti, o professor de Biologia Thiago Vidovix, a professora de Biologia Simone Halfen, o PROGETEC Luzinel Socorro do Nascimento, o secretário Jean Fávaro Gasparoto, o inspetor de alunos Luciano Maciel e a auxiliar administrativa Cleide Vilhalva.
A questão da Segunda Guerra Mundial foi trabalhada em sala com os alunos e, posteriormente, o teatro demonstrou a perspectiva de cada disciplina. Em História: a trajetória e o fanatismo político de Hitler, que usou de sua inteligência para subjugar outros países e desencadear o maior genocídio da história (6 milhões de judeus, incluindo um milhão de crianças); Geografia: locais bombardeados, a guerra propriamente dita, suas consequências trágicas; Química: as consequências catastróficas dos efeitos das bombas lançadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, sentidos durante as explosões e a médio e longo prazo, uma vez que contaminaram o ar, o solo e a água, deixando resquícios até os dias atuais; e Biologia: os avanços da neurociência na era de Hitler e o preço pago por isso (foram feitos experimentos de todas as espécies tendo os judeus como cobaias humanas).
Outro assunto que tem despertado o interesse da garotada é a questão da Reforma da Previdência. Não se fala em outra coisa nas Redes Sociais e nos noticiários, os pais comentam em casa e, além disso essa Reforma tem sido objeto de preocupação e de luta pelos professores, ocasionando dias de greve nas escolas.
Preocupada em levar as informações corretas aos alunos a EE Manoel Guilherme dos Santos organizou uma ‘Palestra sobre a Reforma da Previdência/PEC: 287’, orientada e mediada pela professora, filósofa e palestrante, Prof.ª Helezandra dos Santos.
O debate sobre a PEC Trabalhista e da Previdência enfatizou questões relativas ao IDH, PIB, Analfabetismo, Índice de mortalidade e Natalidade, países desenvolvidos e subdesenvolvidos e serviu de embasamento para a realização de trabalhos posteriores pelos alunos. A palestrante enfocou também mudanças e efeitos sociais decorrentes dessa PEC. Os alunos foram levados a refletir sobre os dados apresentados pelo governo em relação a PEC, o aprofundamento das desigualdades sociais que a mesma poderá causar, o empobrecimento da população e as desigualdades regionais e demográficas do Brasil.
A abordagem contextualizada foi muito importante para a assimilação dos conteúdos pelos alunos. O resultado obtido ficou demonstrado pelos trabalhos produzidos posteriormente pelos alunos (maquetes e seminários). Aprender assim é uma aventura.

Dados/texto: Prof.ªGislaine Ferreira gisferreira_@hotmail.com
Fotos: Mares Gérlia Alves mares_221@hotmail.com
Jean Favaro Costa favaro_18@hotmail.com
Gislaine Ferreira gisferreira_@hotmail.com
PROGETEC: Luzinel Socorro do Nascimento- luzinel10@hotmail.com
https://www.facebook.com/manoelguilhermedossantos.guilherme?hc_ref=NEWSFEED
Edição: Lucimeire Antonieta Correia lucimerieantonieta@gmail.com
NTE - Naviraí/ MS

Imagens relacionadas:

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.