Projeto de Educação da EE Paulo Freire desenvolve a consciência ambiental nos alunos

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, junho 8, 2017 as 08:50 | Voltar

Devido ao grande desperdício de material reciclável, à destruição das teias e cadeias alimentares e à interferência humana no meio ambiente, o projeto “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, desenvolvido neste dia 06 de junho pela EE Paulo Freire (Iguatemi/MS), propõe atividades práticas e teóricas com o objetivo de despertar nos envolvidos novos valores frente aos problemas ambientais que nos cercam e colaborar para a construção de uma vida mais saudável e de um mundo melhor.

O projeto abordou o processo de seleção e reciclagem de materiais. Teve início com os palestrantes: Reginaldo Santos Dagostin – Supervisor de Unidade da Sanesul e a Vereadora Miriam Krenczynski – Membro da Frente Parlamentar Ambientalista Municipal, que apresentaram, através de palestras e vídeos, a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostraram os lados positivos e negativos da ação do homem e importância de valorizar preservação das espécies da flora e fauna. Por fim, através de uma gincana interclasses, foram ressaltados os cuidados com a natureza e a conscientização dos alunos acerca da importância de proteger o meio ambiente para manter a sobrevivência humana na terra.
O projeto, articulado pela coordenação pedagógica e coordenado pelos professores da área de Ciências da Natureza, contou com a participação efetiva dos professores de todas as áreas e níveis de ensino. Como prêmio a turma vencedora da gincana fará uma viagem à usina de álcool DECOIL para conhecer a produção do etanol, uma das soluções de produção de energia limpa.
Embora o projeto tenha culminado no dia 06 de junho, deverá acontecer ainda, no dia 09 de junho, uma ação denominada “MS 180 mais Limpa”, desenvolvida pelos alunos do Ensino Médio, em virtude do Programa Ensino Médio Inovador, que consistirá no recolhimento do lixo descartado às margens da referida rodovia, fixação de placas de conscientização e distribuição aos motoristas de sacolas para acondicionar o lixo.

Texto: Raí Machado Araripe
Fotos: Progetec - Joicenir Sovernigo Lopes joicelopes_17@hotmail.com