PROJETO ENSINA MATEMÁTICA POR MEIO DA MÚSICA

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, novembro 28, 2017 as 07:06 | Voltar

Aprender as fórmulas matemáticas é um dos maiores desafios para os estudantes. Pensando em resolver essa problemática e proporcionar uma aprendizagem de maior qualidade, professores da EE Paulo Freire de Iguatemi usaram a música como método de ensino.

O projeto “Paródia de Matemática” envolveu estudantes do ensino fundamental e médio e foi idealizado pela professora de matemática Cleide Humberto com apoio da professora de Arte Rosana Mantovani e de outros professores da área: Edenilse Boller, Carolina Panique e Maurício Passos. Um dos objetivos do projeto é proporcionar cenários motivacionais e contextos atrativos, para que o estudante se sinta desafiado pela música e possa aprender com o lúdico de forma espontânea, porém, com responsabilidade e compromisso interagindo com os conteúdos. Escolha de melodias, pesquisas, composições das paródias tornam os estudantes protagonistas na aprendizagem da matemática.

Durante o projeto os estudantes foram desafiados a criarem uma paródia com as fórmulas matemáticas. A partir do desafio, todas as turmas participantes demonstraram esforço, união e interesse real pela atividade de criação e apresentação. No último dia 22, as paródias foram avaliadas por uma mesa de jurados composta pela diretora Cecília Welter Ledesma e seu assistente Paulo Fernando Zorzanello, vereadora Miriam Krenczynski , Progetec Joicenir Sovernigo e professores de matemática do contra turno e de outras escolas: Salvador Girotto, Carolina Panique, Edenilse Boller e Cleide Humberto. Sagrou-se campeã no período matutino a turma do 1º Ano A do Ensino Médio Inovador e no vespertino o 7º Ano C do Ensino Fundamental.

Link das paródias vencedoras
1º Ano A
7º Ano C

Texto e fotos: Progetec – Joicenir Sovernigo Lopes – joicelopes_17@hotmail.com