Protagonismo Juvenil: estudantes do Ensino Médio Inovador da E.E. Paulo Freire, trabalham por uma “Rodovia MS-180 Mais Limpa”

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, junho 21, 2017 as 15:44 | Voltar

A manhã de sexta-feira (09 de junho), foi transformada em uma operação de limpeza na rodovia MS-180. Um total de 60 pessoas entre estudantes e professores do Ensino Médio da E.E. Paulo Freire (Iguatemi/MS) arregaçaram as mangas para recolher o lixo jogado às margens da rodovia que liga o município de Iguatemi ao de Juti.
A atividade de conscientização foi a base do projeto “Rodovia MS -180 Mais Limpa”, desenvolvido em função do Projeto Ensino Médio Inovador-PROEMI, voltado ao protagonismo juvenil, no qual o jovem é elemento central da prática educativa, e participa de todas as fases desta prática, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas. A ideia é que os estudantes possam estimular a participação social de outros jovens, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridos, além de contribuir para a formação de pessoas autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito mais incorporados, o que contribui para uma proposta de transformação social.
As atividades desse projeto em especifico, desdobraram-se entre o processo de sensibilização e recolhimento do lixo descartado pelos transeuntes às margens dos 73 quilômetros da rodovia no município de Iguatemi. Os rejeitos recolhidos foram acondicionados seletivamente em um basculante e dado o destino merecido em uma usina de reciclagem. Foram distribuídas sacolas de TNT aos motoristas para darem o destino apropriado ao lixo produzido na viagem, além da fixação de placas de conscientização ao longo do percurso.
A Direção, Coordenação Pedagógica, Professores e estudantes do PROEMI agradecem o acompanhamento logístico da Polícia Militar Rodoviária de Amambaí e o auxílio material e humano da Prefeitura de Iguatemi no desenvolvimento dessas ações.

Texto: Raí Machado Araripe
Fotos: Progetec – Joicenir Sovernigo Lopes – joicelopes_17@hotmail.com
Edição: Professora Multiplicadora Michelle Milhorança Moreira – midolukas@gmail.com