O número de instituições de ensino que apostam nas novas tecnologias da informação como diferencial educativo cresce a cada dia. Como escola antenada no mundo da tecnologia a EE 04 de Abril tem se destacado, pois é relevante a utilização dessa ferramenta nas salas de aula. Os professores têm lançado mão constantemente dos usos dos recursos midiáticos, de modo a tornar suas aulas mais produtivas e atraentes.
Especialistas alertam sobre a importância de preparar os professores na utilização dos equipamentos tecnológicos como ferramenta pedagógica, por isso desde o início do ano letivo a Progetec Maiara Santos Teixeira já realizou a Oficina da Lousa Digital e a apresentação dos recursos midiáticos que a escola disponibiliza aos professores, além disso já está cheia de ideias para, em parceria com os professores, turbinar o uso da sala de tecnologia.
Os frutos desse trabalho, iniciado há algum tempo, começam a ser colhidos, pois neste início de ano letivo os professores vêm utilizando essas ferramentas em suas aulas, buscando ideias e se mobilizando para desenvolver projetos que têm na tecnologia um suporte para o ensino e a aprendizagem.
São muitas experiências positivas. Para ilustrar apenas algumas, destacamos o trabalho dos professores regentes do Ensino Fundamental, que ao iniciar o ano letivo conversaram com os alunos sobre boas-maneiras e higiene pessoal, levando-os na sequência para assistir vídeos relativos ao tema para que as crianças se apropriassem melhor do conhecimento.
Outra atividade produtiva é realizada pelos professores que atuam no sexto tempo. Nesta segunda semana de aula já estão instigando seus alunos a serem pesquisadores, adotando a teoria da educação pela pesquisa (Pedro Demo). Os alunos estão adorando ser autores de seus próprios textos, iniciando de maneira simples e sem traumas um percurso de autoria que irá expandir os horizontes deles e motivá-los a querer aprender sempre mais.
Texto/ fotos: Maiara Santos Teixeira maiara_7quedas@hotmail.com
Progetec - EE 04 de Abril/ Sete Quedas-MS
Revisão/ texto: Lucimeire Antonieta Correia lucimerieantonieta@gmail.com
NTE - Naviraí/ MS
Publicado por: