• TRANSPARENCIA
  • FAQ
  • WEBMAIL
  • lgpd LGPD
Governo do Estado Governo do Estado
  • INSTITUCIONAL
  • Cursos e Oficinas
    • Cursos e Oficinas 2021
    • Cursos e Oficinas 2020
    • Cursos e Oficinas 2019
    • Cursos e Oficinas 2018
    • Cursos e Oficinas 2017
    • Cursos e Oficinas 2016
    • Cursos e Oficinas 2015
    • Cursos e Oficinas 2014
    • Cursos e Oficinas 2013
    • Cursos e Oficinas 2012
    • Cursos e Oficinas 2011
    • Cursos e Oficinas 2010
    • Cursos e Oficinas 2009
    • Cursos e Oficinas 2008
  • Municípios atendidos
    • Eldorado
    • Iguatemi
    • Itaquiraí
    • Japorã
    • Juti
    • Mundo Novo
    • Naviraí
    • Sete Quedas
    • Tacuru
  • TELEFONES
  • PUBLICAÇÕES

TECNOLOGIA ASSISTIVA PROMOVE INCLUSÃO SOCIAL EM ESCOLA DE MUNDO NOVO

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, julho 3, 2018 as 16:40 | Voltar
  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • E-mail

Cada vez mais utilizadas nas escolas, a Tecnologia Assistiva (TA) “é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" -  (ATA VII do  Comitê de Ajudas Técnicas (CAT)).

Na E. E Marechal Rondon a professora de apoio Luana Linares Mostachio, que atende o aluno do 3º ano B do Ensino Fundamental, Bruno Rodrigues da Silva, relata que “Os equipamentos tecnológicos e as pranchas de comunicação, recursos que ajudam a aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência, são utilizados em consonância com os conteúdos estudados em sala de aula. Sendo assim é possível avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno”.

A professora Luana desenvolve cotidianamente uma variedade de atividades e estratégias buscando promover a inclusão social de Bruno, por meio de uma abordagem pedagógica mais acessível e eficiente ao fazer o uso desses recursos assistivos, favorecendo assim, o processo ensino-aprendizagem.

 A tecnologia assistiva foi introduzida na escola por meio de vários softwares disponíveis na internet e de materiais adaptados, a fim de estimular a comunicação alternativa com o aluno autista não-verbal. As imagens abaixo registram uma sequência de atividades planejadas e executadas através do método PECs (Picture Sistema de Comunicação Exchange) o qual, tem como objetivo central, proporcionar a inclusão juntamente com uma vida independente do aluno.


Texto: Luana Linares Mostachio

Fotos: Maria Aparecida Borges- PROGETEC

Edição: Grasiela Coutinho Capilé Antoniassi- Formadora de Linguagens e suas Tecnologias-CRE8/Naviraí

Publicado por:

  • Biomimética é trabalhada com estudantes da EE Professor Cleto de Moraes Costa, em Tacuru
  • Formação Continuada Trilhando Caminhos para o Processo de Alfabetização em Mato Grosso do Sul
  • Alinhamento sobre a recomposição das aprendizagens
  • Conscientização sobre segurança no trânsito é trabalhada na EE Japorã  
  • Reunião via meet com a coordenadora pedagógica Janaina Pereira Montiel, da EEI Jasy Rendy (Tacuru/MS).
  • Facebook
  • Instagram
Contato:

Rua Hilda, 203 - Bairro Boa Vista
Naviraí - MS

(67) 3461 9969 - 0800 647 5560

Contador de Visitas
contador de acesso
SGI - SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CQ - CONTROLER DE QUALIDADE UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.