“Teia da Educação” reúne profissionais da Educação de Naviraí e região com o tema “Educar pela Pesquisa”

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, maio 12, 2017 as 14:27 | Voltar

Naviraí (MS) – O encontro “Teia da Educação – Educar pela Pesquisa” reuniu na tarde desta terça-feira (9) no Salão Paroquial da Catedral Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Naviraí, aproximadamente 1.000 profissionais da educação das escolas estaduais dos municípios da Coordenadoria Regional de Educação – CRE8, sendo eles Naviraí, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Sete Quedas e Tacuru. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SED/ MS) com foco na aproximação e apropriação da prática pedagógica com foco na Escola da Autoria, no protagonismo juvenil e na educação por meio da pesquisa, visando à formação do estudante como autor de seu próprio conhecimento. A Coordenadora Regional de Educação, Cleusa Maria Sarturi Pereira, fez a abertura do evento destacando a importância do papel do professor, sua influência sobre o aluno e as determinantes no processo ensino-aprendizagem. Após a palavra da Coordenadora o Pe. Sidnei Rodrigues Ribeiro, pároco da Catedral, fez uma oração abençoando todos os presentes. Durante sua fala a Secretária Estadual de Educação Maria Cecília Amendola da Motta destacou os avanços conquistados pela educação de Mato Grosso do Sul nos últimos dois anos e completou afirmando que a missão da SED é garantir que o estudante aprenda com qualidade. O evento contou ainda com a palestra do professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) e consultor da SED, Pedro Demo, que abordou as propostas e as possibilidades de trabalho no Educar pela Pesquisa. Em seguida a prof. ª Ernângela de Sousa Calixto, diretora na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, de Campo Grande, relatou as experiências da sua escola com essa metodologia, uma das primeiras a implementar a proposta de educar pela pesquisa no Estado. A formação da “teia da educação” começou em 2015, quando a Secretaria de Estado de Educação (SED) viajou pelo Estado com o projeto ‘SED vai às Escolas’, que em 21 encontros reuniu mais de 20 mil profissionais da educação entre diretores, coordenadores, supervisores, secretários, professores, merendeiras e demais servidores da Rede Estadual de Ensino. Em 2017, a Teia da Educação está sendo realizada nas cidades-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e já passou por Dourados, Campo Grande, Aquidauana, Jardim, Ponta Porã , Naviraí e Nova Andradina. Novos encontros estão previstos para Coxim, Corumbá, Três Lagoas e Paranaíba. Texto: Grasiela Capilé Antoniassi Edição: Lucimeire Antonieta Correia CRE 8/ NTE – Naviraí(MS)