De acordo com o site: http://www.cultivando.com.br a estaquia, ou “multiplicação por estacas”, é um meio de reprodução assexuada (propagação vegetativa), muito utilizada nas produções de mudas de plantas, principalmente as ornamentais e frutíferas.
O método consiste no plantio de um ramo, do caule, ou folha da planta, desenvolvendo-se uma nova planta a partir do enraizamento das mesmas.
Existem muitas plantas que inclusive só podem ser multiplicadas economicamente através deste método. Ou porque produzem sementes pouco férteis ou porque raramente produzem sementes.
A estaquia gera uma cópia da planta-mãe, com o mesmo DNA. Logo, produzirá os mesmos frutos e flores. Portanto, é mais indicado escolher uma planta-mãe bem desenvolvida e bonita. Há todo um cuidado especial para que as plantas se propaguem.
Nas aulas de Eixo Temático (disciplina do currículo Educação do Campo) os alunos da Multianual (1º e 2ºanos) do noturno, assistiram vários vídeos educativos ensinando o processo passo a passo, desde o enraizamento natural até a montagem e os cuidados das plantas.
Foi feito um enraizador natural com lentilhas, após houve a escolha das plantas a serem reproduzidas. Os alunos trouxeram galhos de plantas frutíferas e também de ornamentação para a escolha das quais seriam reproduzidas.
Foram feitas estaquias de plantas diversas e armazenadas em um local na horta da escola para os devidos cuidados (troca do enraizador e água). Após duas semanas foi possível notar os resultados. Os galhos estavam brotando, novas plantas estavam prontas para serem replantadas. O conhecimento dessa técnica proporcionou aos estudantes, possibilidades de propagarem as melhores plantas, conservando as características das mesmas.
Texto: Progetec Eleir Tecla Farias Ferreira (eleirff@hotmail.com)
Fotos: Noeme Martins e Eleir Tecla Farias Ferreira
Edição: Professora Multiplicadora Michelle Milhorança Moreira CRE8/NTE
Imagens relacionadas:
Publicado por: