Torneio de Robótica: EE José Juarez Ribeiro de Oliveira (Itaquiraí/ MS) conquista o 1º lugar

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, fevereiro 23, 2017 as 17:05 | Voltar

A Equipe de Robótica “Itaquibots”, da Escola Estadual José Juarez Ribeiro de Oliveira (ou JJ, como é carinhosamente chamado pela comunidade itaquiraiense), composta por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participaram do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) na Etapa Regional, ocorrida nos dias 17 e 18 de fevereiro, na cidade de Curitiba PR. Ao todo participaram 36 equipes, destas, apenas três eram de Mato Grosso do Sul, sendo duas equipes de escolas particulares e uma de escola pública (JJ).

A Prof.ª Andreia Cristina Soares, responsável pelo projeto, comemora orgulhosa os resultados obtidos sob a sua orientação e destaca a participação e o empenho dos alunos: Amanda Welter, Bruna Schultz, Francielly Velozo, Heloyse Maia, Larissa Akemi, Lorena Acosta, Rafaela Guilherme, Rafaela Morena, Thácila Ribeiro e Thiago Marques. Andreia divide com esse grupo de guerreiros, que não mediram esforços para fazer o projeto dar certo, a alegria de transformar a aprendizagem em um momento tão grandioso que, com certeza irá acompanhá-los pelo resto de suas vidas.

O torneio FLL é dividido em três áreas, Pesquisa, Robô e Cor Values, onde cada uma é avaliada de forma diferente. O tema é alterado a cada temporada e, este ano foi denominado “Animal Allies” (Animais aliados). A equipe “Itaquibots” desenvolveu como projeto de pesquisa: “O Envenenamento de Animais de Rua por Chumbinho (Aldicarb)”. Após intensas pesquisas desenvolveram um Dispositivo para Identificação de Carbamato (D.I.C), um aparelho completo que além de identificar o veneno também espanta o animal e, através de uma câmera, identifica o infrator.

No ‘Desafio do Robô’, existe uma mesa de missões, onde cada uma vale pontuações diferenciadas. Essas missões devem ser realizadas pelo robô em apenas dois minutos e trinta segundos (round). O robô deve ser feito com peças de LEGO, utilizando um bloco programável EV3 ou NXT para armazenamento da programação. Esse processo é feito através de um programa de computador chamado Mindstorm EV3. É importante também que o robô tenha alguma inovação, seja na sua estrutura fixa ou nas garras de modo a realizar as missões.

A terceira área denominada Cor Values, é a junção de trabalho em equipe, boa convivência e interação com outras equipes ou com a comunidade.  O Cor Values possuí oito valores fundamentais, que são extremamente cobrados e avaliados em torneios. E foi nesta modalidade que a equipe “Itaquibots” conseguiu o prêmio de 1º lugar, no quesito “Inspiração”, pois é inspiração para outras equipes devido ao seu alto grau de determinação, persistência, e trabalho em equipe, demonstrando verdadeira paixão pela ciência (pesquisa cientifica) e tecnologia, mostrando que o mundo da robótica pode ser extremamente educativo e divertido.

A Equipe “Itaquibots” serve de inspiração para outros professores e outras escolas,  para que o nome do estado de Mato Grosso do Sul sempre se faça presente em Torneios e Olimpíadas de Robótica.