Visando construção do Novo Ensino Médio, SED realiza “Escuta Ativa” com toda rede pública e particular de ensino de MS

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 28, 2021 as 14:26 | Voltar
  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • E-mail

A SED preparou dentro do portal de sistemas (https://www.sed.ms.gov.br/), o espaço de escuta ativa, para que toda a comunidade escolar possa participar da construção do Novo Ensino Médio.

Campo Grande (MS) - Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED) e Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional (COPEMEP), está realizando o projeto “Escuta Ativa para o Novo Ensino Médio“, através de pesquisa com estudantes e professores de toda Rede Pública (municipal e estadual) e Particular de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Pesquisa Escuta Ativa
A SED preparou dentro do portal de sistemas (https://www.sed.ms.gov.br/), o espaço de escuta ativa, para que toda a comunidade escolar possa participar da construção do Novo Ensino Médio adequado à realidade, necessidade, sonhos e anseios de nossos estudantes. “A contribuição é muito importante e necessária para que esse processo possa ser aberto, transparente e democrático”, enfatiza coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, Davi de Oliveira dos Santos.

Novo Ensino Médio
A proposta de mudança desta importante etapa de formação está prevista no Plano Nacional de Educação desde 2014 e a implementação oficial ocorrerá no ano de 2022, em toda a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
Seu surgimento deve-se às alterações recentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 2017, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio em 2018.
O Novo Ensino Médio é uma resposta às novas necessidades dos jovens brasileiros, buscando garantir que os estudantes saiam da escola preparados e com conhecimentos que se adequem aos seus objetivos.

Mas o que muda afinal?
Dentre as principais mudanças, o currículo do Novo Ensino Médio será composto por formação geral básica (FGB) e itinerário formativo (IF).
A formação geral básica será organizada por meio de competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, enriquecidas pelo contexto histórico, econômico, social, ambiental, cultural local, do mundo do trabalho e da prática social.
Por sua vez, o itinerário formativo será organizado por meio de arranjos curriculares, que possibilitam aos estudantes aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o prosseguimento de estudos e/ou para o mundo do trabalho.
Outra alteração significativa é a ampliação progressiva da carga horária mínima anual, de 800 horas para 1.400 horas, devendo a rede estadual de ensino oferecer, até 2022, pelo menos 1.000 horas anuais de carga horária.

Para participar da pesquisa da “Escuta Ativa do Novo Ensino Médio”, basta acessar clicar no link: bit.ly/escutanem2021

Gestor escolar: clique aqui e baixe o cartaz para a sua escola.

Fonte:Sed/MS.

Imagens relacionadas:

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.